Feminine Consciousness, the art of gentle, truthful and resilient presence.

É uma qualidade de ser que abraça a complementaridade na dualidade, honra a ciclicidade, e se compromete a desenvolver recursos construtivos para cada desafio, individual e coletivamente.


Acreditamos que ao cultivarmos a abertura em relação à vulnerabilidade podemos criar uma compreensão mútua, uma comunicação clara, um cuidado cooperativo e um poder criativo.

Este é um momento crucial para a transformação de estruturas, crenças, valores, internamente e externamente. Aliviar o lado feminino da psique para se manifestar é uma forma profunda de se conectar verdadeiramente a nós mesmos, às nossas famílias, à comunidade e à Mãe Terra.

IRIS
Iris Lican
Sou artista e orientadora de dança e movimento eco-somático, Mulher Medicina, terapeuta de inteligência emocional e consciência somática, professora de Yoga, doula, autora e activista.
Investigadora de tradições de eco- espiritualidade, pananteísmo, sagrado feminino, xamanismo e Tantra.
Sou mãe, mulher, irmã, amante, companheira, amiga, animal e principalmente um ser ao serviço absoluto de todos os seres no coração da Deusa Mãe. Assim como os ancestrais, eu acredito que o artista, o curandeiro, o filósofo e a bruxa são um, em integridade dinâmica. Esta é a base do meu trabalho, seja ele bodywork, ritual, nascimento ou viagem da alma.
Teço as minhas práticas de escuta consciente, presença plena e poder de criação de relacionamento com todos, numa dança cíclica de sombra e luz em que se revela o potencial selvagem de corpo e alma indiferenciados, permitindo-nos redescobrir e reinventar a nós mesmos, a nossa vida e a experiência coletiva.
Em Portugal, a minha terra natal, co-criei:
- com Lila Nuit o projecto Feminine Consciousness
- o Earth Medicine collective (com o objectivo de promover formação e informação acerca de terapias holísticas, arte, saúde, nutrição, nascimento, morte, sustentabilidade interior, social e ecológica)
- a cooperativa Senhora d'Azenha (um centro de retiros na natureza) e o estúdio Corpo Terra em Lisboa
Iniciei a escrita aos 12 anos e a dança aos 13 anos. Frequentei o curso de línguas e litaratura contemporâneas (inglês e francês) da Faculdade Clássica de Lisboa e o curso de Estudos Teatrais da Universidade de Évora. Simultâneamente, estudei dança contemporânea e moderna, danças rituais e tradicionais femininas do Médio Oriente e Norte de África (Sufi, Gnawa, Tuareg, Bedouinas, Egípcias), bem como movimento somático e eco-somático, Tantra e Yoga.
Estudei também Inteligência Emocional, Mindfulness e sou Doula ( acompanhamento da gestação, parto e pós parto). Actualmente estudo Somatic Experience, Terapia do Trauma.
Acompanharam-me nesta áreas Shokry Mohamed, Yumma Mudra, Farida Fahmy, Gabrielle Roth, Naoli Vinaver, Michel Odent, Liliana Lammers, Barbara Harper, Suely Carvalho, Isabel Ferreira, Anand Rudra, LuzClara, Starhawk, Kathy Jones, and Vicky Noble, citando os mais relevantes. Organizo e produzo formações e performances no âmbito do projeto Senhora d’Azenha.
Estudei e ensinei no Chile, USA, Spain, France, Netherlands, Austria, UK, India e Marrocos.
Colaboro regularmente com o Glastonbury Goddess Temple (UK) e com o Sheffield Goddess Temple. Lecciono frequentemente em eco-comunidades alternativas, tendo apresentado palestras e performances também no Boom Festival.
Tenho 20 anos de experiência e estudo de eco-feminismo, consciência da Deusa, xamanismo europeu e pananteísmo, sendo Mulher Medicina iniciada. Acompanho grupos de Mulheres desde 2000. Recolho e investigo práticas medicinais, artísticas e espirituais de tradições femininas.
Como activista dedico-me à sustentabilidade ecológica, reflorestação, educação humanista e parto humanizado.
Como prática pessoal caminho na Natureza selvagem.
LILA
Lila Nuit
Licenciada em Comunicação Empresarial, pela Escola Superior de Comunicação Social, Lila trabalha, desde 2014, como coodirectora e responsável de Comunicação dos projectos Senhora d'Azenha do Mar & Estúdio Corpo Terra.

Começou o seu percurso artístico na Dança Contemporânea em 2008, na escola EVOÉ, com Rita Lucas Coelho, fazendo uma especialização em Consciência Corporal, com Diogo DeCalle e iniciado aulas de Dança Oriental, com Sara Guerra, no mesmo ano. Foi em 2010, após visitar Cuba, o país do seu pai, que reavivou a paixão pela dança! Nesse mesmo ano retomou a Dança Oriental, tendo frequentado, entre 2012 e 2014, a formação de Movimento Oriental® e Movimento Orgânico® com as bailarinhas Iris Lican e Mariana Lemos e o músico Baltazar Molina. Estudou ainda danças ciganas com Carolina Fonseca e participou em workshops de Corpo e Movimento com Sofia Neuparth. Como bailarina e performer em vários eventos nacionais e internacionais entre eles se destacam Glastonbury Goddess Conference e Boom Festival.

Durante 7 anos estudou voz e canto, através de aulas regulares e de grupos corais, tendo sido soprano no coro Infantil da Didaxis Cooperativa de ensino e na tuna académica da sua faculdade e vocalista no grupo C.O.S, com o qual ganhou vários prémios em festivais de música local.

Como criativa e terapeuta,frequentou várias oficinas de criatividade e arte-terapia através da SPAT, Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia e após vários anos de pesquisa na área de interpretação de sonhos e criatividade estuda actualmente com a dreamworker americana Toko-pa. Em 2006 concluiu o 2º nível de Reiki Essencial com Marco Dinis Santos e em 2002 começou por ser autodidacta em Cristaloterapia até 2014, ano em que estudou com Ju Arco-Iris e Vitor Lugh e continuando até hoje a aprofundar o seu conhecimento de Cristais aplicado especificamente ao feminino. Actualmente é facilitadora de workshops de Cristaloterapia ara Mulheres, faz o acompanhamento de Cristaloterapia aplicada ao Yoga, em especial ovinhos de cristal e dá consultas individuais. Entre 2015 e 2016 frequentou ainda a formação Tantra e Anatomia, as 5 Ferramentas do Tantra e o 1º nível de Tantra Kriya Yoga com Anand Rudra. Em 2016 frequentou ainda o curso Comunicação Consciente com Sagara e em 2017 iniciou o seu percurso de estudo de Somatic Experience®.

A sua paixão pela escrita começou desde jovem, tendo levado a cabo vários blogs: Lua do Silêncio, Génese do Riso, Contos de Luna e Jardim das Pequenas Coisas. É investigadora, recolectora de contos e tradições, práticas rituais e canções, criadora dos seus próprios contos, com ênfase nos contos femininos.

Uma das suas grandes fontes de inspiração e de devoção é o sagrado feminino e o feminino consciente, baseado nos ciclos férteis de Gaia - a Mãe Terra. No seu percurso frequentou diversos trabalhos, desde 2011, com duas mulheres de referência nesta área: Iris Lican e Kathy Jones. Foi em 2015 que deu o passo, juntamente com a formadora, amiga e irmã Iris Lican, no sentido de criar e coordenar o projecto Feminilidade Consciente, no qual é responsável de comunicação e facilitadora de encontros, círculos, workshops e formações.

Actualmente, e fazendo crescer as suas mãos até à arte que aprendeu pela sua mãe e que herdou do seu avô paterno, é a responsável de cozinha, na Cozinha das Bruxas que Bailam e facilita workshops de cozinha Vegetariana, Vegan e Flexitariana. Faz também parte do corpo de formadoras do Instituto de Mulheres Medicina Contemporâneas nas áreas de Cristaloterapia, Interpretação de Sonhos, Cozinha/Nutrição.

Lila nasceu e cresceu no campo, observando-se nas estações, na Terra e por isso valoriza a aprendizagem pela experiência, com as mãos na Matér[ia], na Natureza, fonte de vida e chave da sabedoria. Descobriu a necessidade de trazer mais humanidade à realidade em que vivemos, através da Arte, da Nutrição e da Cura. Oferece um trabalho de cura, pela cozinha medicinal e consciente, pela consciência corporal, Cristaloterapia e ciclos de vida, acompanhando a viagem singular de auto-conhecimento.

Somos azenhas em constante movimento, a responsabilidade para nós mesmos e para as nossas relações é despertar a consciência do nosso moinho e trazer Amor Incondicional à sua rotação!

Outros Projectos
CONTACTOS

Iris Lican : +351 965 143 973

Lila Nuit : +351 914 145 549

info@feminineconsciousness.com

Senhora D'Azenha

Rua dos Afoitos, nº3

Praia das Maças, Sintra

Estúdio Corpo-Terra

Rua José Duro, 15 (anexo)

Alvalade,Lisboa