HAMBURGERS DE GRÃO
Seguir uma alimentação maioritariamente plant-based implica conhecer as reações do corpo a determinados alimentos.
No meu caso (Lila), o meu corpo foi-me pedindo, em diferentes alturas a introdução de carne/peixe, a sua eliminação ou redução.
As leguminosas sempre foram um alimento difícil de digerir para um intestino sensível, que já passou por uma cirurgia de redução. Aprender a cozinhá-las de forma a serem melhor digeridas foi fundamental (isso dá um outro post). Ricas em proteínas, e estas mais bem absorvidas quando consumidas com cereais, pela integração dos aminoácidos, são uma mais valia para uma alimentação saudável, equilibrada e rica.
Quando o meu filho iniciou a variação alimentar, aos 6 meses, foi o mote para a reintrodução das leguminosas e a redução do consumo de carne e peixe que foram essenciais até àquela altura, porém já me pesavam no corpo e no coração.
Para mim, uma boa cozedura das leguminosas, condimentos qb, de preferência trituradas “et voilá”, intestino feliz, corpo nutrido, família deliciada. Deixo aqui a receita dos meus hambúrgueres preferidos. Saciam qualquer craving de fast-food, digerem-se bem mais rápido e nutrem muito mais.
A base é uma leguminosa, sementes de linhaça ou 1/2 ovos, sementes moídas, flocos de aveia ou farinha para ligar a massa e legumes de preferência.
Nestes usei:
– 700gr de grão cozido temperado com sal a gosto
– 3 col. de sopa de sementes de girassol tostadas e moídas
– 2 col. de sopa de linhaça moída
– tomate seco
– beterraba ralada
– cenoura ralada
– azeitonas
– paprika
– cominhos
– sementes de sésamo
Esmagar o grão com um garfo ou triturar com a varinha mágica. Adicionar o tomate, a beterraba, as azeitonas e a cenoura e envolver bem.
Juntar as sementes de girassol e a linhaça moídas e os condimentos e amassar com as mãos.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e moldar bolinhas médias com a massa. Colocar no tabuleiro e espalmar com a mão para formar o hambúrguer.
Decorar com sementes de sésamo.
Levar a forno médio, pré-aquecido até dourar dos dois lados.
São deliciosos servidos com salada de verdes e rebentos e um cereal a gosto. Nesta caso usamos millet.
Yummi
Barriguinhas felizes.
Deixa um Comentário