Senhoras dos Olhos de Sol
Caminhadas Selvagens no Bosque Nocturno de Sintra
Círculos de Mulheres que caminham na noite no encontro da Alma com a Natureza viva.
Caminhamos em silêncio e sem lanterna, na escuridão, de mãos dadas, em reverência, em confidência, em oração contemplativa para com a Terra Selvagem e todos os seus seres, no abraço da noite estrelada.
Em tempos tão desafiantes, caminhar na Terra pura na noite escura pode devolver-nos uma capacidade de enfrentar a escuridão com enraizamento e semear esperança a cada passo, com paciência, sem expectativas, na protecção que a presença serena de outras mulheres permite.
☼
Requisitos de Inscrição
Por favor envia-nos um mail, expressando qual a tua motivação para participar neste círculo.
Também gostaríamos de saber se tomas medicação psiquiátrica, se tens algum diagnóstico psiquiátrico ou historial familiar de distúrbio. Bem como saber se tens alguma condição física ou emocional que requeira cuidado e atenção.
Esta informação é estrictamente confidencial e visa exclusivamente aferir se a caminhada nocturna é um contexto seguro para ti ou se pode desencadear uma revivência traumática, uma vez que vamos caminhar no escuro e com visão reduzida em relação ao dia-a-dia.
Enquanto terapeutas somáticas especializadas em trauma é fundamental para nós que cada participante esteja totalmente segura e num contexto estável, adequado à sua saúde mental, emocional e física.
☽ Preparação
Limpeza: Tomar banho diário de ervas
Recomendamos que faças um banho de limpeza energética no dia ou nos dias anteriores à caminhada. Segue o protocolo, que é bastante simples:
Num tacho, ferver oregãos, ou mangericão, ou arruda, ou tabaco negro, ou artemísia, ou cedro. Deixar arrefecer até amornar, colocar num jarro e passar no corpo logo a seguir ao duche, sem enxaguar depois.
O que trazer
– Trazer roupa cómoda, escura e por camadas porque a serra de Sintra tem mudanças de temperatura imprevistas;
– Calçado muito cómodo, impermeável e apto para caminhar;
– Capa de chuva;
– Água e snacks energéticos;
– Sementes para oferenda.
Para ficares a par das próximas datas subscreve a nossa newsletter.
Íris Garcia
Mulher, mãe, mamífera peregrina e cuidadora dos lugares selvagens, questionadora incessante dos fios culturais que nos permeiam.
Terapeuta de trauma SE, educadora de movimento eco-somático, doula, herbalista, ecologista, artista, autora, curandeira ibérica, recolectora de tradições populares medicinais, rituais e artísticas.
Investigadora da relação intrínseca do corpo, Terra e sagrado sobretudo nos períodos da proto-história ibérica, sua tradição celtibérica, seu animismo e xamanismo.
Cuidadora dos lugares férteis da Terra e do Corpo, através do movimento, terapia ou ritual. Nutrindo presença sensível, escuta activa, observação consciente e criação de relação.
Lila Moreira
Mulher, Mãe, Irmã, Cuidadora.
Vivo da experiência e observação da Terra e dos seus ciclos, num profundo respeito por tudo o que ela nos dá.
Terapeuta, Herbalista, Curandeira, trabalho com alimentação consciente e medicinal, cristaloterapia, educação somática, práticas de herbalismo holístico e ancestral, xamanismo, terapia de sonhos.
Criação e cura são dois focos que me despertam a cada dia e que inspiram cada gesto do meu trabalho.
Contacto
- senhoradazenha@gmail.com
- Íris Garcia : +351 965 143 973
- Lila Moreira : +351 914 145 549
- Sintra
- Acede à nossa comunidade no telegram